English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Maior Feira de Economia Solidária da América Latina acontece entre os dias 8 e 10 de julho em Santa Maria

27 de junho de 2016

Nos dias 08 a 10 de julho no Centro de Referência em Economica Solidária Dom Ivo Lorscheiter em Santa Maria irá acontecer a 12ª Feira de Economia Solidária e a 23ª FEICOOP (Feira Internacional do Cooperativismo), organizada pelo Projeto Esperança Cooesperança da Diocese de Santa Maria/ RS (Cáritas de Santa Maria).

Segundo o site oficial de Santa Maria:

Desde 1994, realizam-se grandes eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária do Brasil e dos países do MERCOSUL, em Santa Maria/ RS. É um grande espaço de articulação, debate, trocas de idéias, experiências de comercialização direta dos empreendimentos solidários da economia solidária, da agricultura familiar, das agroindústrias familiares, dos catadores, dos povos indígenas, dos trabalhadores do campo e da cidade e do Fórum Social Mundial. É, também, um espaço de articulação nacional e internacional, através do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e dos Fóruns Regionais de Economia Solidária.

A Feira emergiu de um momento de crise institucional do Projeto Esperança/ Cooesperança da Diocese de Santa Maria/ RS na busca de uma identidade na comercialização direta. Em 1992, surgiu o Feirão Colonial, hoje com expansão regional. Em 1994, a Feira do Cooperativismo (FEICOOP) teve sua primeira edição.

Dom Ivo Lorscheiter e, nos últimos anos, Dom Hélio Adelar Rubert têm apoiado a Feira, por meio da Arquidiocese de Santa Maria, de forma estratégica e importante durante estes 20 anos de história.

Desde 2001, a Feira segue a metodologia do Fórum Social Mundial, que visa o fortalecimento de processos organizativos, participativos, autogestionários e transformadores e que forma redes com a organização e as comissões.

Há, também, na Feira, a consolidação de práticas e convicções importantes, como a não comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, motivando o consumo de produtos naturais e ecológicos, em favor de uma alimentação sadia e natural, de uma qualidade de vida e saúde dos consumidores.

Uma das metas é a formação através de seminários, conferências, oficinas, trocas de experiências e interação entre os empreendimentos solidários, entidades parceiras e organizadores e público visitante.

Data de Realização:
08/07/2016 até 10/07/2016

Local
Centro de Referência em Economica Solidária Dom Ivo Lorscheiter – Rua Heitor Campos, s/n – Santa Maria – Rio Grande do Sul

Mais Informações
Projeto Esperança/Cooesperança Rua: Silva Jardim, 1704 – Centro Fone: (55) 3219 4599 / 3223 0219 ramal 16

E-mail
projeto@esperancacooesperanca.org.br

Site
www.esperancacooesperanca.org.br

A entrada é franca.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br