Papa é tema de Simpósio promovido pela Unisinos

28 de maio de 2018

Possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo

Durante a semana passada, de 21 a 24/5, aconteceu o XVIII Simpósio Internacional IHU – A virada profética de Francisco. Teve por objetivo celebrar os 5 anos de papado levantando a reflexão sobre sua figura e o que busca para a Igreja Católica. Sediado no Teatro Unisinos, no Campus Porto Alegre, o evento aberto a sociedade civil permitiu a participação da Rede Cáritas Brasileira (comitivas da Bahia, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina), que buscou este espaço formativo por entender que o pontífice atual e sua atuação está alinhado a missão e propósito dela.

Durante os quatro dias foram realizadas nove macroconferências, 24 minicursos, diversas conferências e mesas redondas simultâneas, além de exibição de filmes sobre os temas tratados. Contabiliza-se cerca de 35 horas de programação e 14 horas de atividades simultâneas, muitas delas disponíveis no Canal do IHU no YouTube (hiperlink do canal). Eliane Brochet, assessora de projetos da Cáritas RS, enfatiza que a participação no simpósio permitiu aprofundar criticamente a virada profética de Francisco nestes cinco anos de papado e conhecer sobre a vida de Jorge Mario Bergoglio, o Papa, que defende que a igreja deve ser aberta, e a serviço de todos, especialmente das minorias e excluídos da sociedade.

No último dia do evento, o Teatro Unisinos recebeu mais de 250 pessoas para as atividades de encerramento. Na conferência “A opção de Francisco: como evangelizar um mundo em mudança?” foi proferida por Austen Ivereigh, escritor e jornalista britânico especializado na Igreja Católica e no papado de Francisco. Na sequência, ocorreu a mesa-redonda “O futuro da virada profética do Papa Francisco: desafios e perspectivas para a Igreja do Brasil” que contou com a participação de Bárbara Pataro Bucker, Paulo Suess e Ivo Poletto, ex-integrante da Cáritas Brasileira.

campanha-da-fraternidade-2018