Programa de Roupas – Cáritas RS

A Cáritas RS mantém o Programa de Roupas, iniciativa composta de ações que são desenvolvidas a partir de diversas doações de peças usadas e novas, advindas das parcerias com pessoas físicas, doadores internacionais, órgãos públicos entre outros. Essas doações servem tanto para garantia de direitos de um público excluído socialmente quanto para a sustentabilidade institucional da entidade com o Bazar Solidário. São muitas ações que, em conjunto, montam uma rede de solidariedade por todo o território gaúcho que ajudam a manter vivo o trabalho da Cáritas RS na defesa da vida aonde ela estiver ameaçada.

Realizamos doações de roupas usadas para grupos, coletivos, entidades sociais e parceiros especialmente nos períodos de frio, já que nosso estado sofre com temperaturas baixas e intensas durante os meses de maio a setembro. Elas são doadas para entidades como escolas de educação infantil, entidades sociais atuantes com pessoas em situação de rua, pela luta de moradia, presídios feminino e masculino, clínicas geriátricas, comunidades quilombolas e indígenas e, em caso de emergências socioambientais, são disponibilizadas para as populações mais atingidas.

Já a outra parte das roupas são utilizadas para manutenção dos Bazares Solidários. Eles são organizados pelo Secretariado do RS, por suas Cáritas (arqui)diocesanas e paróquias com o intuito apoiar os projetos que desenvolvemos no estado do Rio Grande do Sul. Estes projetos são em diversas áreas como, por exemplo, fomento da economia solidária, apoiando grupos para a geração de trabalho e renda própria; a agroecologia e soberania alimentar, promovendo encontros e formações com grupos de agricultores, indígenas e quilombolas; controle social das políticas públicas, trabalhando para que os mais vulneráveis socialmente tenham seus direitos garantidos; e, o meio ambiente, que, com o Projeto de Prevenção de Emergências, visa o cuidado e educação ambiental com públicos diversos.

Ainda, parte dos recursos arrecadados no Bazar Solidário são destinados à um Fundo de Projetos da Cáritas, destinado a garantir apoio e socorro imediato às famílias e comunidades atingidas por eventos extremos e desastres socioambientais no RS. Ele é acionado para aquisição de itens como cobertores, colchões, alimentos, materiais de higiene e limpeza, entre outros conforme as necessidades mapeadas pelas equipes e lideranças locais, que são distribuídos às pessoas afetadas. O Fundo também apoia demais projetos de assessoria e garantia de direitos para que a Cáritas RS amplie e qualifique sua atuação no estado.

Desta maneira, com a participação no Bazar Solidário se está colaborando com o fortalecimento da solidariedade que a Cáritas do Rio Grande do Sul vem promovendo há mais de 50 anos, além de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.

Neste sentido podemos dizer que os 19.564 kg recebidos e reciclados no ano 2018, correspondem a:

• 695 árvores plantados;
  • 430 quilos de emissões de CO2 poupados;
  • 384 litros de água poupados;
  • 869 quilos de agrotóxicos não utilizados;
  • 738 Kg de fertilizantes não utilizados.

Em 2018, o Programa de Roupas Usadas contribuiu indiretamente com mais de 85 mil pessoas em 172 comunidades ou grupos de 43 municípios, considerando todos os projetos e sua abrangência estadual.

Em Porto Alegre ele é realizado na Sede da Cáritas Regional do RS (Bairro Menino Deus):

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, com exceção de feriados, abrindo das 9 as 16h, sem fechar ao meio dia e sexta-feira, das 9 as 13h. No interior do estado, o Bazar Solidário também é organizado pelas entidades-membro da Cáritas com o mesmo propósito de sustentabilidade dos projetos; eles podem ocorrer em comunidades e paróquias conforme localidade. Veja em nosso site as informações completas e projetos da Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul – neste link.

Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Fanpage: Facebook.com/CaritasRegionalRS

Instagram: @caritasrs