Programa de Roupas – Cáritas RS

A Cáritas RS promove o Programa de Roupas, iniciativa composta de diversas ações que são desenvolvidas a partir da doação de roupas usadas e novas, advindas da parcerias com doadores internacionais e da indústria têxtil nacional juntamente com órgãos públicos e entidades da sociedade civil, que servem, tanto para garantia de direitos de um público excluído socialmente quanto para a sustentabilidade institucional da entidade com o Bazar Solidário. São várias ações que, em conjunto, montam uma rede de solidariedade por todo o território gaúcho que ajudam a manter vivo o trabalho da Cáritas RS na defesa da vida aonde ela estiver ameaçada.

Um percentual das roupas que recebemos são reservadas para os períodos de frio, já que nosso estado sofre com temperaturas baixas e intensas durante os meses de maio a setembro. Elas são doadas para entidades como escolas de educação infantil, presídios feminino e masculino, clínicas geriátricas, grupos de quilombolas e indígenas e, em caso de emergências socioambientais, são disponibilizadas para as comunidades mais atingidas.

Já a outra parte das roupas são utilizadas para manutenção dos Bazares Solidários (BS). Eles são organizados pelo Secretariado do RS e também por suas Cáritas (arqui)diocesanas e paróquias com o intuito apoiar os projetos que desenvolvemos no estado do Rio Grande do Sul em diversas áreas como, por exemplo, fomento da economia solidária, apoiando grupos para a geração de trabalho e renda própria; a agroecologia e soberania alimentar, promovendo encontros e formações com grupos de agricultores, indígenas e quilombolas; controle social das políticas públicas, trabalhando para que os mais vulneráveis socialmente tenham seus direitos garantidos; e, o meio ambiente, que, com o Projeto de Prevenção de Emergências, visa o cuidado e educação ambiental com públicos diversos.

Ainda, parte dos recursos arrecadados no Bazar Solidário são destinados à um Fundo de Projetos da Cáritas, destinado a garantir apoio e socorro imediato a famílias e comunidades atingidas por eventos extremos e desastres socioambientais no RS. Ele é acionado para aquisição de itens como cobertores, colchões, alimentos, materiais de higiene e limpeza, entre outros conforme as necessidades mapeadas pelas equipes, que são distribuídos às pessoas afetadas. O fundo também apoia demais projetos de assessoria e garantia de direitos para que a Cáritas RS amplie e qualifique sua atuação no estado.

Desta maneira, quando você participa do nosso Bazar Solidário, não está somente adquirindo peças de vestuário e artefatos de qualidade e acessíveis, mas também colaborando com o fortalecimento da solidariedade que a Cáritas do Rio Grande do Sul vem promovendo há mais de 50 anos, além de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente. Em 2015, o Programa de Roupas contribuiu com mais de 34 mil pessoas em 172 comunidades ou grupos de 43 municípios a partir do trabalho das Cáritas (arqui)diocesanas de Porto Alegre, Bagé, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Vacaria.

Em Porto Alegre ele é realizado na Sede da Cáritas Regional do RS (Bairro Menino Deus) de segunda a quinta-feira, com exceção de feriados, abrindo das 9 as 16h, sem fechar ao meio dia e sexta-feira, das 9 as 13h. Além de roupas, há variedades de produtos que podem ir de acessórios, objetos de decoração, perfumes e até mesmo eletrônicos, dependendo da época e das doações recebidas.  No interior do estado, o Bazar Solidário também é organizado pelas entidades-membro da Cáritas com o mesmo propósito de sustentabilidade dos projetos; eles podem ocorrer em comunidades e paróquias conforme localidade. Veja em nosso site as informações completas e projetos da Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul – neste link.

Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Clique aqui e chame seus amigos direto no Facebook

Você também pode acompanhar nosso trabalho pela Fanpage: Facebook.com/CaritasRegionalRS

Conheça mais dos nossos Projetos no nosso site

Colabore com a Cáritas. Existem diversas maneiras 😉