English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Projeto Musical é finalista do prêmio Odair Firmino

23 de outubro de 2018
Conjunto Instrumental do Irineu é composto por cordas, sopros, voz e percussão

O Rio Grande do Sul está concorrendo a final da premiação da Cáritas Brasileira, que busca dar visibilidade a projetos e ações de desenvolvimento humano e social que se destacam no país. O Conjunto Instrumental do Irineu, ação social da Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre, busca oferecer a crianças de 8 a 18 anos, oficinas de teoria musical e instrumentos, aliando o poder transformador da música com a cidadania e inserção social.

Os educadores Nina Cardoso e Dimitri Corrêa liderem o projeto.

Localizado na zona leste da capital gaúcha, já atendeu cerca de 800 estudantes em situação de vulnerabilidade econômica social em um pouco mais 2 anos, e celebra os resultados alcançados: a conquista das crianças poderem ser cuidadas e formadas no contraturno escolar. Nina Cardoso, coordenadora administrativa e pedagógica do projeto, relata que se sente gratificada por atuar com crianças: “Poder acompanhar a transformação de cada um não tem explicação, aqui é nosso espaço de inclusão, proteção e garantia de direitos.  Aprender o instrumento não é a finalidade principal, é o meio para que eles desfrutem de um espaço seguro para brincar, conviver e garantir o direito deles de serem crianças” revela emocionada.

Já o professor de música do projeto Dimitri Corrêa, destaca que a ação pode ser uma oportunidade aos participantes, além de aprenderem a produzir música, a vê-la como uma opção de carreira profissional, tendo em vista que alguns já manifestam talento e vocação para o ofício. Ele enfatiza também que a iniciativa cresceu em pouco tempo, inclusive no número de empresas apoiadoras e pessoas voluntárias que doam dinheiro, instrumentos e seu tempo para apoiar todas as oficinas oferecidas.

A quinta edição do prêmio Odair Firmino de Solidariedade traz como tema: A cultura da paz para a superação da violência. Ele visa estimular ações de disseminação e divulgação da cultura da paz e da solidariedade. Esta promoção integra a programação da Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade, que se realizará de 11 a 18 de novembro de 2018. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 12 de novembro e será divulgada através dos meios de comunicação da Cáritas Brasileira e das suas regionais.

 

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2018

campanha-da-fraternidade-2018

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br