Rede Permanente de Solidariedade

Acreditamos que é possível transformar a vida de milhares de pessoas. Mas para isso acontecer é preciso um trabalho conjunto, somando os esforços de cada um e cada uma de nós.

Entre 2011 e 2016, no Rio Grande do Sul, ajudamos mais de 70 mil pessoas em situação de emergência socioambiental e insegurança alimentar; mais de 55 mil pessoas foram mobilizadas pela luta e garantia de direitos; transformamos a vida de mais de 68 mil pessoas apoiando projetos de geração de trabalho e renda.

Esses são apenas alguns dos projetos desenvolvidos pela Cáritas a nível do Rio Grande do Sul. E eles só acontecem porque mãos solidárias acreditam e apoiam o nosso trabalho, construindo conosco um mundo mais justo e igualitário.

Incidência Política

Tem o propósito de buscar o fomento, a organização e o fortalecimento de ações em defesa dos direitos humanos, das mobilizações populares, junto aos movimentos sociais e o controle social de políticas públicas, em parceria com outras organizações da sociedade civil, impulsionando processos de Formação Permanente para a cidadania, de empoderamento das lutas e das organizações sociais e populares e de ações estruturantes da sociedade para enfrentar as situações de vulnerabilidade e exigir políticas públicas garantidoras dos direitos.

Programa de Prevenção de Emergências

Destinado a garantir apoio e socorro imediato a famílias e comunidades atingidas por eventos extremos e desastres socioambientais. O Fundo de Emergências era acionado para aquisição de itens como cobertores, colchões, alimentos, materiais de higiene e limpeza, entre outros que eram distribuídos às pessoas afetadas por tempestades e desastres.

Segurança Alimentar e Nutricional

Segurança Alimentar e Nutricional significa garantir e assegurar a todos e todas condições de acesso a alimentos saudáveis básicos, seguros e de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas alimentares culturalmente adaptadas e saudáveis.

Economia Popular Solidária

Economia Popular Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Nessa economia o resultado do trabalho é dividido entre aqueles que participam dela, sem explorar a força de trabalho, sem levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Quando isolados os termos da expressão, traduzem as inspirações de um movimento social, de uma forma diferente de “ser” e “agir” no mundo:

Programa de Roupas

Este é um recurso de mobilização de pessoas, voluntários e principalmente do trabalho da Cáritas com as pessoas em situação de vulnerabilidade social em diferentes territórios espalhados por todo o estado. As doações são destinadas para as pessoas em situação de emergências e desastres ambientais, indígenas, entidades como asilos e creches e também para comunidades rurais e urbanas vulneráveis socialmente.

Saiba mais sobre o projeto >

Se você acredita na força da solidariedade, junte-se a nós!

Veja abaixo COMO COLABORAR:

ícone de coração

Faça uma doação financeira

Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você.

Ícone nota fiscal gaúcha

Programa Nota Fiscal Gaúcha

Indique a Cáritas RS como entidade, na Área Assistência Social, escolha para onde vai o seu imposto de renda e ainda tenha descontos no IPVA 2015. Saiba mais.

icone-voluntario

Seja um voluntário

Ministre cursos, ensine trabalhos específicos ou colabore com quaisquer outros talentos – Nos informe aqui de que forma gostaria de colaborar.

Sua empresa pode ajudar

Faça uma parceria da sua empresa

Patrocine nossos projetos ou ofereça serviços. Entre em contato com o nosso setor de Mobilização de Recursos pelo fone (51)32721700