English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

“Saneamento básico” encerra com chave de ouro

21 de maio de 2018

Avaliação de projeto da Cáritas RS comemora resultados de cuidado com recursos hídricos

O projeto “Saneamento Básico Rural – Proteção dos Recursos Naturais – Fonte de Vida” tem por objetivo promover e incentivar atividades de formação sobre saneamento básico e práticas pedagógicas. Também implantou alternativas sustentáveis e de baixo custo para proteção dos recursos naturais no meio rural nas regiões de Vacaria, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo. Em março deste ano, celebrou o resultado maior da iniciativa: a conscientização da importância do cuidado ambiental e a implantação de tecnologias sociais que contribuem para a sustentabilidade das pequenas propriedades. Cerca de 1500 pessoas foram impactadas diretamente pelo projeto.

Através de momentos de capacitação e prática, a exemplo do Seminário Estadual das Bacias Hidrográficas do RS,  seus participantes foram empoderados para a preservação dos recursos hídricos. Inspirado na campanha da fraternidade 2016, o tratamento das águas beneficiou famílias e comunidades mais necessitadas: comunidade Kaingang, mulheres chefe de família, agricultores ecológicos e famílias que tinham a água contaminada pelo veneno de lavouras de outros proprietários. A realização de experiências prático-pedagógicas resultou em proteção de fontes naturais de água, construção de biofiltros e cisternas que revertem na preservação ambiental de 14 propriedades rurais e seu entorno.

A Cáritas RS acredita que a implantação de tecnologias sociais podem contribuir com a preservação e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2018

campanha-da-fraternidade-2018

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br