English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Segurança Alimentar e Nutricional

Segurança Alimentar e Nutricional significa garantir e assegurar a todos e todas condições de acesso a alimentos saudáveis básicos, seguros e de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas alimentares culturalmente adaptadas e saudáveis.

Na área da Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional, a Cáritas Regional do Rio Grande do Sul destaca-se pelo trabalho de articulação das organizações sociais através do Fórum Estadual de Segurança Alimentar – FESANS, o qual coordenou por alguns anos e desenvolveu um processo de formação de mais de 400 agentes e lideranças sociais na perspectiva da realização do direito humano à alimentação e na construção das políticas públicas regionais (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, restaurantes populares e cozinhas comunitárias).

Atualmente, o FESANS esta se rearticulando e retomando as atividades com reuniões mensais. A perspectiva é continuar a participação nas reuniões mensais e na organização da Semana da Alimentação. Além disso, apóia a Campanha Nacional contra os Agrotóxicos no sentido de ampliar espaços de debate e discussão sobre a problemática dos agrotóxicos e a cobrança de maior fiscalização por parte do poder público de alimentos com alto grau de contaminação.

Temos um grande desafio de dinamizar a Campanha Internacional contra a fome e a pobreza no mundo. Essa Campanha foi lançada em 10 de dezembro de 2013 e terá vigência até 10 de dezembro de 2015. Para esse desafio contamos com o apoio do Papa Francisco que fez um pronunciamento oficial para o seu lançamento. Uma das discussões que realizamos em torno da fome é a questão do desperdício de alimentos. As feiras-livres e os Centros de Abastecimento (Ceasa) são responsáveis por 30% de todo o desperdício de comida do País, segundo a pesquisa do Centro de Agroindústria de Alimentos da Embrapa. Precisamos avançar na reflexão e ações que ajudem a evitar esse desperdício enquanto muitas pessoas não têm o que comer.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br