COLABORE

22ª Semana da Alimentação do RS: comer é um ato político e a fome tem pressa!

Áreas de Atuação

Eventos destacaram a importância da soberania e da segurança alimentar e nutricional para a reconstrução do Estado e para o combate à fome

Publicação: 25/10/2024



A 22ª Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, a primeira realizada após o desastre socioambiental que atingiu o Estado entre abril e maio de 2024, destacou o compromisso com a segurança alimentar e nutricional e a sustentabilidade como estratégias para o combate à fome, sobretudo depois dos prejuízos causados pelas inundações no RS. Os eventos começaram em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, data criada em 1981 para marcar o surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Segundo a FAO, cerca de 733 milhões de pessoas passam fome no mundo, enquanto 2,8 bilhões – mais de um terço da população - não conseguem acessar uma dieta saudável. 


A abertura oficial da Semana da Alimentação do RS aconteceu no auditório da EMATER RS durante o Seminário “Soberania, Segurança Alimentar e Sustentabilidade na Reconstrução do Rio Grande do Sul”. Foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube da @ematerrs. Acesse a gravação CLICANDO AQUI

LInk para Youtube


O Grupo de Trabalho formado pelo Conselho Regional de Nutrição-Região 2 (CRN-2), Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE UFRGS), Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE/RS), Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (CONSEA-RS) e Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Fesan) lançou uma campanha para incentivar as equipes de alimentação e nutrição das Secretarias de Educação, tanto dos Municípios como do Estado, a realizarem a inscrição de atividades relacionadas à alimentação escolar na programação oficial da 22ª Semana da Alimentação RS.

Em Porto Alegre, PUCRS, UniRitter, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, FADERS e SESC, entre outras entidades, também organizaram ações para marcar a data. No dia 19 de outubro, a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) localizada na Vila Cruzeiro recebeu a comunidade para refletir sobre boas práticas e normas sanitárias, crise climática e abastecimento. No dia 20 de outubro, uma ampla tenda instalada próxima ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, atividade que encerrou a Semana, reuniu as entidades promotoras e apoiadoras da Semana da Alimentação RS, com apresentações de iniciativas focadas no tema central. O dia ensolarado favoreceu o encontro, e muita gente foi ali se informar, esclarecer dúvidas e apoiar os projetos e programas de SAN. 




Atividades se estenderam por todo o Estado 

Durante a semana, aconteceram reflexões, exposições, oficinas culinárias, apresentação de ações de boas práticas de cozinhas solidárias e até um bingo saudável, entre outras ações, em cidades como São Leopoldo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Arroio do Meio, Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande, Pelotas, Cachoeira do Sul, Canoas, Bagé, Bom Progresso, Caxias do Sul.  

Em Cruz Alta, na Praça da Matriz, durante a tarde de 16 de outubro houve troca de sementes, mudas e ramas, comercialização de produtos da agricultura familiar, coleta de doações para o Banco de Alimentos, dicas sobre hortas e informações sobre meliponicultura (criação racional de abelhas sem ferrão). A Cáritas de Cruz Alta foi uma das promotoras do evento. 


Adesão ao SISAN faz parte da luta para assegurar políticas públicas 


Em 26 de agosto de 2024, foi lançado no RS o 3º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan), e assinado o decreto que instituiu a Estratégia Estadual de Fomento dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PPSSAN), duas conquistas importantes. A Cáritas RS, que integra o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea-RS) desde seus primórdios, participou do processo que culminou no Pesan e segue atuante, na incidência política. 

O decreto da Estratégia Estadual de Fomento aos PPSSAN permite que espaços e iniciativas como cozinhas solidárias, bancos de alimentos, hortas comunitárias e bancos de sementes, entre outros, sejam reconhecidos e recebam apoio financeiro e técnico dos projetos e programas promovidos pelos órgãos que integram a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-RS). 

De acordo com o decreto, a Estratégia Estadual de Fomento aos PPSSAN poderá ser executada de forma articulada com os municípios, desde que estes integrem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan-RS), e com entidades privadas, caso não apresentem conflitos de interesse. 

Em 2023 havia apenas sete municípios inscritos no Sisan-RS. Até o dia 7 de outubro de 2024, após o decreto, o Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome do Rio Grande do Sul registrou 47 municípios inscritos. 


Na foto, a Comissão Organizadora da 22ª Semana da Alimentação do RS: da esquerda para a direita, Patrícia Fernandes (CRN-2), Ana Luiza Scarparo (CRN-2), Leila Ghizzoni (Emater-Ascar), Patrícia Bargmann (ASC), Eliane Brochet (Cáritas RS), Lisete Souza (FESSANS), Naiane Dotto (Diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome da Secretaria Estadual de Assistência Social) e Vanusa da Rosa (Diretora Adjunta do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome da Secretaria Estadual de Assistência Social).


Cáritas, presente!

A Cáritas Brasileira lançou uma campanha para marcar o Dia Mundial da Alimentação. Confira:



Tag