COLABORE

Mulheres atingidas por enchentes no RS celebram a vida em um dia de cuidados

Projetos

Encontro reuniu moradoras das comunidades rurais de Cruzeiro do Sul que passaram pelo desastre socioambiental de 2024.

Publicação: 31/03/2025


A tarde do sábado, 29 de março de 2025, foi de muito cuidado com a saúde e a beleza das mulheres moradoras de Bom Fim, Desterro, Linha Lotes, Maravalha, Santarém e São Miguel, comunidades rurais do município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari (RS). Mais de 60 mulheres participaram da ação, que aconteceu no ginásio de Maravalha. Em roda, deram início às atividades cantando: “Companheira me ajuda que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem, mas com vocês ando melhor”. E esse espírito coletivo se manteve presente ao longo de todo o evento. 

As mulheres participantes do encontro viveram o desastre socioclimático de 2024, testemunhando a força das águas do rio Taquari, da Lagoa e dos arroios daquela região. Resistiram à perda de pessoas da família e amigas, das casas, dos seus animais do trabalho e de estimação, das hortas, dos jardins, de recordações simbólicas de suas vidas. Algumas delas seguem em abrigos até hoje, outras reconstruíram suas moradas. 

A Ciranda que deu início ao Dia de Cuidados anunciou também uma jornada de compartilhamentos de experiências e vivências. Ana Maria da Rosa, líder do Movimento das Pequenas Agricultoras de Taquari, partilhou palavras de ânimo, valorizando a força das mulheres, que juntas, conseguem encontrar alternativas para superar as múltiplas dificuldades deste tempo. 

A secretária regional da Cáritas Rio Grande do Sul, Jacira Dias Ruiz, apresentou o Projeto “Cáritas nas Emergências”, que está sendo executado nos municípios de Cruzeiro do Sul (na área rural), e em Canoas (área urbana). No município de Cruzeiro, tem sua ação voltada para as comunidades de Bom Fim, Desterro, Linha Lotes, Maravalha, Santarém e São Miguel. Para tanto, conta com uma equipe de trabalho formada por quatro pessoas com presença continuada na região. O projeto “Cáritas nas Emergências” tem o apoio da Arquidiocese de Boston, Cáritas Alemanha, Cáritas Chile, Cáritas Espanha, Cáritas Internacional, Cáritas Japão, Catholic Relief Services (CRS) e Excellerate Energy, além de entidades e organizações locais. 


Um brinde à vida e à luta das comunidades, e a hora e vez dos cuidados!

O brinde à vida e à luta das mulheres foi feito com uma caneca do Projeto “Cáritas nas Emergências”, que, além de servir o café e a água do encontro, foi levada para a casa pelas participantes. Na caneca, a frase: “Comunidades mobilizadas no enfrentamento às mudanças climáticas” marca o propósito central desta ação da Cáritas, que é uma organização vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Depois do lanche deliciosamente feito de pães, cucas e queijos produzidos pela agricultura familiar do Vale do Taquari, foi hora de efetivamente iniciar o Dia de Cuidados com a Saúde e a Beleza. 

Voluntárias da cidade cuidaram das unhas, dos cabelos, do rosto das mulheres. Trabalhadoras da ASCAR/EMATER ofereceram cuidados com a saúde por meio de chás e de orientação para as hortas. 


A equipe da Saúde do município chamou a atenção para a importância de cuidados com o corpo e a mente, com técnicas da saúde integrativa. Também teve um jogo com informações para o cuidado com os Direitos de Cidadania e, é claro, o cuidado com as crianças que acompanharam suas mães, tias e avós no encontro.


Juntas, andamos melhor!

Ao final, as mulheres envolvidas foram unânimes em observar que o Dia de Cuidados foi um encontro bonito para confraternizar, conversar, se embelezar e aprender. E de que é preciso organizar mais reuniões como esta. Animadas, levaram consigo não só os benefícios dos cuidados e a caneca oferecida pelo projeto da Cáritas, mas também o significado mais profundo da Ciranda:  “Companheira me ajuda que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem, mas com vocês ando melhor”.

O Dia de Cuidados foi promovido pela Rede Cáritas através do Projeto “Cáritas nas Emergências” em parceria com a ASCAR/Emater de Cruzeiro do Sul, Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Santa Cruz do Sul, Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STR), Movimento das Pequenas Agricultoras (MPA) e Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Transportes. 

Além deste encontro, as comunidades seguem mobilizadas para a participação em outras atividades. A próxima será no dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, na Audiência Pública que será realizada no Ginásio da Maravalha. 





Tag