A Cáritas Brasileira – Regional do Rio Grande do Sul vem a público manifestar solidariedade e profundo pesar, especialmente às famílias diretamente atingidas pelo desastre climático e suas consequências, muitas das quais perderam, mais uma vez, tudo o que possuíam. De modo especial, nos solidarizamos com aquelas que perderam familiares, vizinhos e amigos nesta que é a maior tragédia vivenciada em nosso Estado. Estamos em oração e sintonia com toda a população gaúcha.
Reafirmamos nosso compromisso, especialmente para com as comunidades e pessoas empobrecidas, as que vivem em permanente situação de riscos e invisibilidades, em razão das profundas desigualdades sociais de nossa sociedade, para as quais as questões climáticas as tornam ainda mais sofridas.
A Cáritas RS e toda a Rede Cáritas Brasileira está mobilizada para, em parceria com outras pastorais da Igreja Católica, organizações e movimentos sociais, ajudar nas ações emergenciais que estiverem ao seu alcance, para as quais não mediremos esforços.
Que Deus Criador nos conduza na missão de cuidar da Casa Comum, este planeta que Ele nos confiou para que seja uma “terra sem males” e que Maria, nossa Mãe, siga caminhando conosco e nos socorrendo.
Porto Alegre, maio de 2024
“Missão Sementes de Solidariedade: Emergência”
As organizações que compõem a “Missão Sementes de Solidariedade: Emergência” permaneceram congregadas e ativas no pós-desastre de 2023 e estão novamente mobilizando recursos, voluntários e ações em socorro à população que foi, está ou ainda vai ser atingida.
É preciso agir de imediato, primeiro fornecendo socorro em defesa da vida, depois condições de reconstrução. O mínimo que pudermos fazer vai ajudar muito as pessoas que perderam tudo!
Doações de qualquer valor podem ser destinadas à conta da Cáritas Brasileira através do PIX 33654419.0010-07 (CNPJ) ou por depósito bancário para: Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil)
Também está sendo organizada uma equipe de solidariedade ativa para atuar junto às ações emergenciais nos diferentes territórios atingidos.