COLABORE

Rede Cáritas RS realiza ações para atender comunidades atingidas pelas enchentes

Áreas de Atuação

A Rede Cáritas Brasileira e a Cáritas dos Estados Unidos estão no Rio Grande do Sul para colaborar com ações de apoio

Publicação: 29/05/2024


Representantes da Cáritas Brasileira e da Cáritas Estados Unidos/CRS estão no Rio Grande do Sul para realizar uma Ação Emergencial de apoio ao trabalho da Cáritas Regional RS no atendimento às famílias em vulnerabilidade, vítimas das enchentes que desabrigaram e desalojaram milhares de pessoas no Estado. O trabalho está sendo realizado a partir de Canoas, município da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), que foi duramente atingido pela tragédia climática. Junto com representantes do Secretariado Regional do RS, estão fazendo um levantamento de informações (foto abaixo) e realizando um processo de reflexão e planejamento para contribuir neste cenário de inumeráveis demandas e desafios.


O objetivo é mitigar os impactos das chuvas e desenvolver, além de ações emergenciais, projetos de médio e longo prazo para a reconstrução de comunidades, considerando que os prejuízos e as demandas deverão se estender por muitos meses e ainda há bairros e regiões periféricas que não foram acessados porque seguem alagados. Uma das ações previstas é a entrega de 20 mil litros de água mineral para famílias de comunidades das periferias de Canoas e de São Leopoldo, quando estas puderem regressar para suas casas.

A experiência da Rede Cáritas no atendimento às emergências faz com que seja demandada para colaborar com organismos internacionais e governos no atendimento às urgências. Entre outras ações, a Cáritas coordena a formação de seus voluntários e voluntárias. Um grupo que participa deste treinamento já percorreu 65 abrigos de Canoas para identificar e sistematizar informações sobre a realidade de crianças e adolescentes nestes locais. Os dados servirão de base para ações da Unicef e da Cáritas Suíça.  



A secretária regional Jacira Teresinha Dias Ruiz, e a assessora Roseli Pereira Dias, integrante da Colegiada da Cáritas RS, têm feito reuniões com as entidades locais e internacionais (foto acima) a fim de entender o contexto de cada local para melhor atuar nas emergências. Nos dias 22 e 24 de maio de 2024, as equipes se reuniram com Moisés Waismann, professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais/UNILASALLE, Felipe Almeida, articulador da Universidade do Sentido e da Pastoral Universitária/UNILASALLE, e assistentes sociais da UNISINOS para discutir a análise histórica e socioeconômica de Canoas e a situação das pessoas abrigadas e acolhidas após às enchentes. Na ocasião, ouviram palavras de acolhida do reitor da Unilasalle, Ir. Cledes Antonio Casagrande, e do vice-reitor, Ir. Eucledes Fábio Casagrande.


A Cáritas Regional RS também segue atuando ativamente junto com outras entidades na Campanha Sementes de Solidariedade, que começou em 2023. O dinheiro arrecadado inicialmente foi direcionado à compra de sementes para famílias de agricultores e agricultoras que haviam perdido moradias e roças com as cheias daquele ano. Diante da situação atual, a campanha foi retomada e intensificada, com a inclusão de novos parceiros. Os valores arrecadados pela campanha são usados para suprir e estruturar as Cozinhas Solidárias de vários municípios com alimentos saudáveis produzidos por famílias de pequenos agricultores.  Em Canoas, a Cáritas RS intermediou a instalação de uma Cozinha Solidária (na foto acima) que foi implementada na subsede do Sindicato dos Petroleiros e, em Porto Alegre, contribuiu para a criação de uma Central de Abastecimento das Cozinhas Solidárias.


Além disso, agentes da Cáritas espalhados por todo o Estado – mesmo tendo também sido afetados pelas enchentes - têm trabalhado incessantemente em mutirões para ajudar a limpar e reconstruir casas, levar água e alimentos, bem como artigos de primeira necessidade aos lugares atingidos. Ao chegar, reforçam as orientações sobre prevenção a doenças. Sempre chegam com um abraço de conforto, palavras e gestos solidários.




REGISTROS

Ao longo dos últimos dias, agentes Cáritas têm postado nas redes sociais fotos, vídeos, e palavras de solidariedade, agradecimento, esperançar. Há registros de sentimentos sobre o que vivem, vêem, ouvem.



Impressões de uma agente Cáritas ao entrar pela primeira vez em sua própria casa que ficou mais de 15 dias embaixo da água


LODO

Ainda o sinto em meu nariz

Tão forte

Tão impregnante

Ali, tentando removê-lo

Fiquei pensando

Por quantos lares aquela água, aquele barro passou antes de chegar à casa de minha mãe?

Quantas memórias ele carregou antes de carregar as nossas?

Quantas vidas arrastou?

Quantas lavouras derrubou?

Quantas questões nos deixou.




CÁRITAS UNIDAS POR ARROIO DO MEIO E CRUZEIRO DO SUL

Doar-se é ser Cáritas!

"Estamos vendo acontecer muitos gestos de solidariedade para com as vítimas das enchentes em nosso estado, e isso é muito bom e importante neste momento difícil. Com doações de roupas, alimentos, colchões, água, enfim muitos bens fundamentais à vida, mas tem um gesto que queria dar destaque, que é o doar-se solidariamente como forma de ajudar as pessoas atingidas, seja socorrendo, acolhendo em suas casas, cozinhando como voluntário numa cozinha solidária, realizando atividades com as crianças, dando atenção e escutando suas histórias, sendo uma presença solidária, assim tantos outros gestos poderia citar.

Foi com este intuito, de doar-se caritativamente, que de 22 a 24 de maio de 2024, a Rede Cáritas, representada pelas Cáritas de Passo Fundo, Erechim, Cruz Alta e Vacaria, se somaram a nossa Diocese de Santa Cruz do Sul doando-se solidariamente para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no Vale do Rio Taquari. O mutirão solidário, aconteceu em Arroio do Meio envolvendo 19 pessoas, incluindo representantes da Pastoral da Terra e Escola de Jovens Rurais e a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio, Diocese de Santa Cruz do Sul.

O grupo ajudou nas limpezas em casas de famílias, casa de idosos, descarregamento de doações e visita aos abrigos para conversar com as pessoas e brincar com as crianças, sendo presença solidária, doando-se solidariamente, por que ser Cáritas é Doar-se para os irmãos e irmãs.

Agradecemos imensamente as lideranças da Cáritas de Vacaria, Passo Fundo, Cruz Alta e Erechim pela presença em nossa Diocese neste tempo difícil em que o povo está vivendo."




AUXÍLIO EMERGENCIAL NAS EVACUAÇÕES EM PELOTAS



Durante as ações emergenciais das enchentes destes dias atuais, nós, da Cáritas de Pelotas, experienciamos nossa missão de forma vívida e concreta.

Nestes dias, ousamos “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social".

Nos colocamos à disposição das famílias afetadas pelas enchentes em áreas de risco, levando-as para locais seguros onde pudessem proteger suas famílias, seus animais e o que mais houvesse de importante em suas casas.

Foram muitos dias de um trabalho intenso e de muito esforço entre nossa equipe, voluntários e famílias afetadas, mas juntos conseguimos amenizar esta triste situação.



TEMPO (E TEMPLO) DE RECONSTRUÇÃO EM SÃO LEOPOLDO


Situada junto ao Rio dos Sinos, a Paróquia Santo Inácio de Loyola, em que atua o Padre Flávio Corrêa de Lima, diretor da Cáritas Diocesana de Novo Hamburgo, ficou debaixo d’água (veja na foto abaixo), e o local que muitas vezes acolheu pessoas em situação de vulnerabilidade precisou de ajuda para ser reconstruído.



Diante de tantos relatos tristes de quem perdeu tudo, é a solidariedade que vem de todos os lugares que acalenta o trabalho de Padre Flávio e de todas as pessoas envolvidas na limpeza e reconstrução da paróquia. Na Comunidade Cristo Operário da Vila Brás, em São Leopoldo, e na Paróquia Santo Inácio de Loyola, a foto do Padre Orestes João Stragliotto, que lutou tanto pelo dique da comunidade, ficou intacta. “Ele nos mostra que não é para desanimar!”, disse Padre Flávio.





VOLUNTARIADO E PROJETO “ESCUTAI CÁRITAS” EM CAXIAS DO SUL



A Cáritas da Diocese de Caxias do Sul, vinculada à Coordenação de Pastoral, organizou o projeto “Voluntariado da Cáritas” para reunir pessoas interessadas em atuar nas diversas frentes de trabalho, em nome da Igreja Católica, diante da situação emergencial do Rio Grande do Sul. Organizou ainda o projeto “Escutai Cáritas”, que presta atendimento psicológico gratuito para pessoas impactadas, direta ou indiretamente, com a tragédia na cidade de Caxias do Sul e arredores. Os atendimentos são feitos em três locais. Informações pelo fone (54) 3211-3432.



MISSA EM BAGÉ


Em 24 de maio de 2024, devotos se reuniram na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em prece aos que sofrem com as enchentes em nosso Rio Grande. Tendo em mãos velas acesas, o povo caminhou pelas ruas da Cidade da Padroeira, uma devoção de fortalecimento da fé e da esperança.



A CAMPANHA "SEMENTES DE SOLIDARIEDADE" CONTINUA!

É preciso agir de imediato, primeiro fornecendo socorro em defesa da vida, depois condições de reconstrução. O mínimo que pudermos fazer vai ajudar muito as pessoas que perderam tudo!

Doações de qualquer valor podem ser destinadas à conta da Cáritas Brasileira através do PIX 33654419.0010-07 (CNPJ) ou por depósito bancário para: Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil)



REFLEXÃO: O Bem Viver frente à emergência socioambiental-climática


Encontro virtual transmitido em 28 de maio de 2024 pelo canal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Organizado pelas Comissões Sociotransformadora e para a Ecologia Integral e Mineração, o evento propiciou a reflexão sobre a realidade enfrentada no Rio Grande do Sul, abordando desafios e propostas de soluções diante da crise climática global.

Participaram  Jacira Dias Ruiz, secretária regional da Cáritas RS, e Katia Marko, jornalista e integrante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra (MST).

Para assistir, clique na foto ou neste link:

https://www.youtube.com/live/QoHTPI-yR34?si=XyIUQai2rz23sIOD










Tag