Sementes, reflexões e solidariedade marcaram Dia de São Francisco de Assis em Cruzeiro do Sul (RS)

Áreas de Atuação

A celebração do dia 4 de setembro, data do Pai da Ecologia, teve Sementes de Solidariedade e reflexões sobre os cuidados com a Casa Comum

Publicação: 07/10/2024

O dia 4 de outubro, data de São Francisco de Assis, foi celebrado com um duplo simbolismo no município de Cruzeiro do Sul (RS) neste ano de 2024. Há exatamente um ano, neste dia começavam a ser entregues os primeiros kits de mudas e sementes da Missão Sementes de Solidariedade, um movimento de 24 organizações, incluindo a Cáritas Regional RS, criado para atender as famílias de agricultores e agricultoras atingidas pelas inundações causadas pelas emergências climáticas no Estado.

Anualmente, já é tradição a Comunidade São Francisco se reunir nesta data com o objetivo de troca de sementes crioulas. Ali, funciona uma Horta Comunitária e um Relógio Biológico Natural, que são cuidados pelo grupo de mulheres da comunidade com apoio da Emater/RS-ASCAR e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O encontro contou com a presença dos integrantes da CPT, Sandro e Ana Maria Galazzi.  Sandro fez uma reflexão bíblica.

A bênção do frei franciscano Sérgio Görgen (na foto, acima) tocou fundo os corações dos mais de 120 participantes presentes na celebração, na sua maioria jovens. Isto porque o município de Cruzeiro do Sul, que havia sido atingido pelas águas do rio Taquari durante as enchentes de 2023, ficou novamente embaixo d’água durante a tragédia socioambiental de abril e maio de 2024. As inundações levaram casas, roças, galpões e animais no campo e na cidade. Frei Sérgio falou sobre a importância de cuidar do planeta e da Casa Comum.

Jacira Teresinha Dias Ruiz e Marilene Maia, da Cáritas Regional RS, e Claudio Moser, da Cáritas Alemã (na foto, acima), participaram da cerimônia, levando palavras de esperançar e vida. Um dia antes, Jacira, Marilene e Claudio acompanharam a distribuição dos kits de sementes e mudas da Missão Sementes de Solidariedade para famílias de Muçum, Encantado e Cruzeiro do Sul que haviam perdido tudo com as inundações. “Passados cinco meses da tragédia, ainda é possível visualizar os prejuízos e o cansaço nos olhares de quem viveu o drama da emergência socioclimática”, constatou Jacira. Em Cruzeiro do Sul, eles tiveram a oportunidade de visitar o Banco de Sementes Crioulas (na foto abaixo, com Oldi Helena Jantsch).

Jocélia Kaingang (na foto acima), que vive em Coqueiro Grande, aldeia indígena na beira da Rodovia RS 453, recebeu dos agentes da Missão um kit de mudas e sementes para sua família. Como a dela, outras 11 famílias vivem da plantação em pequenos pedaços de terra. O grupo da Missão Sementes de Solidariedade também visitou Sandra Maia, que morava em Chafariz, Venâncio Aires, e após perder tudo nas últimas enchentes migrou para Erval. “Sandra foi fundamental nos mutirões de visitas, nos acompanhando, mostrando o caminho”, observou Mauricio Queiroz, agente da Cáritas e CPT. “Levamos quatro kits de mudas, pra Sandra e outras três famílias”, disse.